Exemplos e inspirações para um futuro sustentável
Gerenciar resíduos sólidos urbanos de maneira eficiente e sustentável é um desafio que muitos países ao redor do mundo enfrentam. E a maneira como uma nação controla seus resíduos afeta diretamente a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida dos seus habitantes.
Alguns países se destacam por suas práticas exemplares nessa área, tornando-se modelos globais na administração de resíduos. Confira abaixo, 4 exemplos:
Alemanha
A Alemanha é frequentemente citada como um dos países líderes em reciclagem no mundo. O país implementou o sistema de “Grüner Punkt” (Ponto Verde), que exige que fabricantes e importadores de produtos assumam a responsabilidade pelo gerenciamento dos resíduos gerados por seus produtos.
E a reciclagem também é levada a sério pela população, o que contribui para que a Alemanha tenha um dos programas de reciclagem mais efetivos da Europa.
Japão
Não bastasse a importância do compromisso ambiental, o Japão precisa controlar os resíduos gerados pelo seu povo de forma eficiente, também por conta da falta de espaço para o armazenamento. Devido à escassez de espaço para aterros sanitários, o país investiu em tecnologia avançada de incineração.
Os japoneses gerenciam rigorosamente os seus próprios resíduos por meio de um sistema de classificação e horários de coleta que eles cumprem com perfeição.
Suécia
A Suécia é conhecida por sua abordagem inovadora à gestão de resíduos, com um sistema de reciclagem que transforma quase 100% deles em energia ou materiais reciclados. O país utiliza uma combinação de coleta seletiva, incineração e reciclagem para gerenciar seus resíduos de forma assertiva.
Um aspecto notável é o uso de resíduos para gerar energia térmica e elétrica em usinas de incineração.
Canadá
Os canadenses têm o costume de vender ou doar produtos em desuso, ao invés de descartá-los. Eles também são especialistas em reciclagem de pneus, pois usam o material para misturar com o asfalto, usado na construção de estradas.
Além disso, o Canadá também dispõe de muitos locais para o descarte de bitucas de cigarro, que são reaproveitadas para a compostagem e produção de plásticos para bancos de parque.