A situação atual da reciclagem no Brasil

País gera mais de 80 milhões de toneladas de lixo todos os anos e recicla menos de 4%

A reciclagem no Brasil tem avançado bastante, mas ainda há um longo caminho a percorrer em relação à evolução das taxas e a gestão mais eficiente dos resíduos.

A combinação de esforços governamentais, iniciativas privadas e conscientização pública é fundamental para superar os desafios e garantir um futuro mais sustentável.

Mais do que uma responsabilidade ambiental, a reciclagem também é uma oportunidade para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Os dados do último Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil (2022) revelam que o país gera mais de 80 milhões de toneladas de lixo todos os anos e recicla menos de 4%.

Na capital paulista, líder brasileira na geração de resíduos sólidos, cada cidadão gera em torno de meia tonelada de lixo por ano. De todo esse lixo, 40% é descartado incorretamente e menos de 10% é reciclado.

Além disso, segundo uma pesquisa do Ibope, em parceria com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mais de 70% dos brasileiros não separam o lixo em comum e reciclável.

Ainda de acordo com os dados desse estudo, 77% dos brasileiros sabem que boa parte dos plásticos, por exemplo, é lixo reciclável, mas a grande maioria ainda insiste em descartar esses resíduos de forma inadequada.

Vale destacar que a Abrelpe, na última edição do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, de 2022, forneceu detalhes numéricos a respeito da reciclagem dos resíduos secos, que são compostos principalmente pelos plásticos (16,8%), papel e papelão (10,4%), vidros (2,7%), metais (2,3%) e embalagens multicamadas (1,4%).

Embora o Brasil tenha um grande potencial para aumentar a reciclagem, diversos fatores explicam o baixo índice de reciclagem no país, como a falta de educação e conscientização, falta de engajamento do consumidor na separação e descarte seletivo de resíduos, além da falta de infraestrutura de coleta e processamento por parte das prefeituras e aplicação e fiscalização inadequadas de políticas públicas e regulamentação.

Entre em contato​

Preencha e envie o formulário ao lado, responderemos em breve.

Você pode enviar sugestões e elogios, tirar suas dúvidas e pedir a alteração da sua categoria de contribuição.

Informe seu CPF ou CNPJ para fazer o download.